sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cabelos Saúdaveis

Cuidados com os cabelos saudaveis
O cuidado com o cabelo pode parecer bastante simples, mas na verdade manter o cabelo saudável é um trabalho bem difícil. Vamos ver o seu cabelo mais de perto.
O cabelo é formado por três camadas diferentes
A camada externa, chamada cutícula, serve para proteger o cabelo dos agentes externos. A cutícula é composta de milhões de pequenos escudos que formam uma barreira protetora, como um escudo de verdade. Quando todos os escudos estão lado a lado, o cabelo tem um brilho maravilhoso. Mas se o cabelo estiver danificado, os escudos se abrem, deixando o cabelo opaco e sem brilho.
Dentro da cutícula está o córtex do cabelo, uma rede de células que dão força, elasticidade e cor. A cor vem da melanina que existe em cada célula. Quando o escudo da cutícula está no lugar, o córtex não fica exposto ao mundo exterior. Mas se a cutícula for danificada, o escudo se parte e o córtex fica exposto. Isto pode ressecar, causar pontas duplas e deixar o cabelo opaco.
Logo abaixo do córtex está a "camada misteriosa" do cabelo, também conhecida como medula. É uma "camada misteriosa" porque não sabemos exatamente o seu propósito. A opinião geral é que a estrutura fibrosa da medula dá suporte ao cabelo.
Outra parte importante é a secreção sebácea, um óleo natural produzido por glândulas no couro cabeludo. Esse óleo cobre e protege o cabelo, além de aumentar o seu brilho.
O crescimento do cabelo
Novas células de cabelo crescem debaixo da pele nos primeiros 2 a 4 anos de vida, a "fase de anágeno". No começo essas células estão em volta da papila dérmica, a principal conexão entre o cabelo e o resto do corpo. Com o tempo são empurradas para cima e formam uma das três camadas descritas anteriormente.
Neste momento o cabelo deixa de crescer, mas continua apoiando a atividade celular. Esta é uma fase curta de menos de um mês, chamada "fase de catágeno". Então as células descansam. Elas continuam vivas, mas param de crescer durante uns 3 a 4 meses, a "fase de telógeno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui para compartilhar