sábado, 28 de dezembro de 2013

Dicas para cabelos ressecados



É inquestionável que os cabelos dizem muito da beleza feminina. E o problema é exatamente esse: se eles estiverem opacos e sem vida, o que vão dizer sobre você? Principalmente porque, quando ressecadas, as madeixas ficam mais propensas à quebra e às pontas duplas.

Essas características típicas dos fios mal cuidados podem ocorrer por causa da ação do clima, da exposição excessiva ao sol ou de efeitos de tratamentos químicos, entre outros motivos. Mas não se preocupe: explicamos as origens desses problemas e dá dicas do que fazer para evitá-los e minimizá-los.

Como é possível perceber que os cabelos estão secos? Quais são as principais características?
No geral, as pontas ficam mais porosas, duplas e perdem pigmentos, facilitando que embarace. Isso tira suavidade, brilho e maciez.

Quais são as principais causas?
São vários os motivos, como a falta de higiene do couro cabeludo, o mau uso de produtos antirresíduo, resquícios de shampoo comum após a lavagem, a exposição ao sol sem proteção adequada e a falta de vitaminas. No salão, as permanentes, os relaxamentos e as descolorações completam a lista de risco. E, em casa, costumes como o exagero de secador ou da chapa alisadora ressecam ainda mais. As características genéticas devem ser levadas também em consideração: fios grossos e cacheados normalmente apresentam o problema devido à dificuldade de a oleosidade natural percorrer todo o cabelo.

De que maneira e de quantos em quantos dias os cabelos secos devem ser lavados?
Uma vez a cada dois dias é o ideal, para dar tempo de o couro cabeludo secar. Usar os dedos para massagear a cabeça e passar a palma da mão, da raiz até as pontas, ajuda.

O que deve ser mais evitado?
Principalmente excesso de produtos no dia a dia. Isso faz com que o contato com o sol e o vento queime os fios.

Há ligação entre o clima e o ressecamento?
Sim, principalmente quando o dia está mais úmido. A concentração de água na atmosfera reflete diretamente na hidratação. Quanto maior a umidade do ar, maior será também a do cabelo.

Quais os produtos mais indicados para combater o problema?
Pelo fato de existirem diversas opções no mercado, o ideal é conversar com um dermatologista e com o cabeleireiro e ver qual delas é a mais adequada. Condicionadores capilares, máscaras de tratamento e leave-in (creme de pentear) costumam ser muito eficazes.

E qual a frequência ideal para tratar?
Quando muito danificado, aconselho aplicar um desses produtos uma vez por semana. Conforme for melhorando, pode-se dar um intervalo para uma hidratação na medida certa. Porém, repito que é necessário falar com um médico e o cabeleireiro.

É verdade que óleo de argan ajuda a dar um aspecto melhor?
Sim, mas somente se aplicado na medida certa. Deve-se tomar muito cuidado com a dosagem, pois o excesso causará oleosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui para compartilhar